DIVULGAR DESAPARECIDOS-UMA LUTA DE TODOS NÓS!

Mais de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil por ano,segundo pesquisa realizada pela ONG Movimento Nacional de Direitos Humanos e Ministério da Justiça(dados de setembro/2009).Deste total,crianças e adolescentes representam 5%.Os motivos do desaparecimento podem ser variados:tráfico de seres humanos,rapto de crianças para adoção ilegal,prostituição e exploração sexual infanto-juvenil.Para a polícia,porém,as causas apontadas acima são minoria.Muitos se perdem ou fogem de casa por causa da violência ou alguma deficiência mental.Ajude a diminuir a dor dessas famílias,divulgando fotos de desaparecidos.Uma luta de todos nós!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas


A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, esteve na solenidade | Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS
Foi instalada nesta segunda-feira (4) a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas na Assembleia Legislativa. O órgão, que terá como coordenador o deputado Aldacir Oliboni (PT), contará com o apoio de 37 parlamentares.
Segundo Oliboni, dados demonstram que desaparecidos são, em grande parte, vítima de tráfico de pessoas, com atuação nacional e internacional, voltado para a exploração sexual, adoção ilegal, trabalho escravo, tráfico de órgãos e de drogas. De acordo com o deputado, 28 rotas de tráfico humano já foram detectadas no Rio Grande do Sul. Só no ano passado, mais de 4600 pessoas desapareceram e ainda não foram encontradas.
A Frente deverá atuar em três eixos: a conscientização social, a proteção e a assistência às vítimas e o enfrentamento das redes criminosas. Entre as funções do órgão técnico estão a criação de comitês municipais, a realização de campanhas de conscientização e de audiências públicas nas principais rotas de tráfico do estado – as regiões da Serra, da Fronteira e de Grande Porto Alegre.
A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosóario, participou da solenidade e parabenizou a Assembleia Legislativa pela instalação da frente parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário